Merci!
Chris Rudge Leite, realiza hoje, terça-feira, 30 de junho, às 20, coquetel de abertura da exposição "De Malas Prontas" - Paris em Sépia 'O tempo e seu olhar' e ainda o lançamento de seu livro "De malas prontas com Chis Rudge Leite", este com renda revertida em prol da AACD - Rio Preto. O evento acontece na Praça IV de Eventos, do Rio Preto Shopping Center.
Merci, Chris!
Merci, Chris!
Em tempo -
Paris em Sépia
O tempo de seu olhar
As fotografias envelhecidas, e o passar dos anos, inspiraram esta mostra sobre Paris.
Tema escolhido para a quarta exposição fotográfica das viagens da jornalista, Chris Rudge Leite, no Riopreto Shopping Center, em São José do Rio Preto - SP, a Cidade Luz aparece em imagens inspiradoramente mágicas.
A ausência das cores vivas, e a predominância da cor de enxofre, conseguem guardar um ar de mistério, o aconchego do tempo sublimado, a curiosidade pelos detalhes.
Em algumas imagens o ano do clique é marcado apenas pela presença de veículos (carros e ônibus), que transitam pelas ruas.
Em outras, o século XXI se figura pelas vestimentas dos transeuntes, ou por uma pessoa olhando um celular, mas ainda guarda a possibilidade de um intervalo de alguns pares de anos.
Nas fotografias onde aparecem apenas as construções seculares - como na imagem do rio Sena -, é impossível não se imaginar caminhando em suas margens, com as pesadas vestimentas do século XIX; a “Belle Époque”, da arte e do lazer.
Por ser uma cidade tão culturalmente importante, Paris vive na imaginação de turistas de todo o mundo.
Os admiradores de literatura sabem que lá viveram nomes como: Émile Zola, Honoré de Balzac, Antoine de Saint-Exupéry, entre outros.
Quem ouve música, independentemente do gênero preferido, já ouviu falar em Debussy, Bizet, Edith Piaf, Charles Aznavour, Serge Gainsbourg, Carla Bruni, etc ...
Os interessados em arte clássica não deixam de visitar a emblemática Monalisa, de Michelangelo, no Museu do Louvre. Quem gosta de arte contemporânea sabe das possibilidades quase infinitas do inusitado Palais de Tokyo.
De adolescentes que imaginam debutar em Paris, a casais apaixonados que fazem “selfies” sob a Torre Eiffel, a cidade transcende em mágica, sentimento e as mais variadas impressões.
Diz a autora, Chris, que demorou a descobrir seu amor pela capital da França.
Foi apenas em sua quarta viagem ao lugar, em 2014, registrada nessas fotografias, que ela descobriu o verdadeiro espírito da cidade, e o porquê de ser uma das capitais mais visitadas do mundo.
“Paris sempre me pareceu arrogante, fria, falseada para os turistas. Mas quando saí dos roteiros tradicionais; quando me dei ao direito de passar no Museu D`Orsay, ou jantar no La Tour D`Argent apenas se realmente fosse sentir prazer, e não para poder relatar aos amigos na volta para casa; quando decidi visitar outros ângulos, vagar em horários alternativos, e com clima adverso (chuva, por exemplo), descobri que a alma de Paris mora onde, ou de forma, que eu ainda não havia enxergado”.
Diz ela também que: “A possibilidade de se olhar um lugar, sem a preocupação do relógio, sem pensar se a fotografia vai ficar bonita ou não, esquecendo as redes sociais, técnicas e regras, pode mudar sua opinião de um objeto ou de um lugar, por onde se passou muitas vezes”.
Nesta exposição, o visitante, convertido em viajante, vai poder fazer sua viagem particular a Paris, desvendar tempo, acontecimentos, surpresas e novidades.
É bom lembrar que as fotografias desta exposição serão doadas à galeria de arte permanente da AACD - Rio Preto, para que possam ser apreciadas por todos os seus colaboradores e pacientes.
“De malas prontas com” Chris Rudge Leite
Paris em Sépia – O tempo em seu olhar
15 fotografias
Praça de Eventos IV
Riopreto Shopping
De 1 a 21 de julho de 2015
Chris Rudge Leite
Mtb. 21.763 - SP
O Livro
De Malas Prontas com Chris Rudge Leite
Este livro reúne lugares, sensações e acontecimentos no átimo de tempo dos cliques que compuseram as três exposições “De malas prontas” com Chris Rudge Leite, no Riopreto Shopping Center, em São José do Rio Preto - SP, em 2012, 2013 e 2014.
São 72 fotografias, ou melhor, 72 tempos do olhar da autora, a jornalista, Chris Rudge Leite, às vezes de forma breve, em outras atenta a detalhes, em alguns momentos absorta, tomada pela paisagem, em outras agitada e participativa.
Mais do que um registro, o livro é parte da história dos recentes anos de vida da autora, conhecida por seu grande conhecimento na área de turismo.
Um projeto gestado por ela, que partiu da sugestão de tantos amigos e fãs anônimos, e se concretizou com profissionais detalhistas, e patrocinadores empolgados:
- CVC – Andaló (pacotes de viagens e passagens aéreas)
- Biodomus Arquitetura Paisagística (projetos de paisagismo)
- Enoteca Cursino (bebidas e alimentos)
- Pátio São José (vasos e objetos para jardins)
- Rodojet Turismo e Viagens
Para o lançamento do livro, que acontece na terça-feira, 30 de junho de 2015, às 20 horas, no Espaço de Eventos IV do Riopreto Shopping, se convida toda a população de Rio Preto e região a viajar com a autora, bem como a ajudar a AACD – Rio Preto, que estará presente, através da presença de seus diretores, para se beneficiar com a renda de todos os exemplares vendidos nesta noite, bem como até a finalização dos exemplares impressos disponíveis.
Após a noite de lançamento, os livros poderão ser adquiridos diretamente com a AACD – Rio Preto, pelo telefone: (17) 3201.1510, com Nelly, ou pelo e-mail: patrícia@biodomus.com.br, com Patrícia ou Simone.
Valor unitário: R$ 25,00 (Integralmente repassado à AACD – Rio Preto).
Da mesma autora também: “Um olhar” por Chris Rudge Leite (2013), coletânea de poesias, matérias, cartas, contos e citações (esgotado).
Chris Rudge Leite
Chris Rudge Leite, a jornalista que dá vida à paulistana, deixa de ser alter ego para ser pessoa
Chris é filha de apaixonados em viagens, casada com um homem que coleciona seus muitos passaportes, e mãe de crianças que pedem viagens como presente de aniversário.
Dentro deste “way of life” inusitado - mas onde a vida familiar não deixa de estar em primeiro lugar -, cabem roteiros um ou muitos tkts aéreos acima do que se rotula como uma viagem de feriado ou de férias.
Os roteiros foram incorporados dentro da rotina anual da jornalista, e podem acontecer em datas ou períodos que surpreendem seus amigos ou seguidores do Instagram (@chrisrudgeleite).
Em uma quarta-feira, por exemplo, Chris pode estar nadando com botos cor-de-rosa, na Amazônia; escalando um vulcão, na Guatemala; curtindo a praia de Ipanema, no Rio de Janeiro; visitando uma exposição na Pinacoteca de São Paulo; ou reunida com amigas em Rio Preto, em uma “happy hour”, onde o assunto viagem certamente é a tônica.
“Vivo uma rotina sim, mas uma rotina muito própria; e esse é um grande privilégio. Considero vir daí o meu sorriso eterno. Lógico que, antes ou pós cada viagem, estou sobrecarregada de atividades a realizar, já que não deixo outros setores da minha vida desatendidos (as crianças não podem faltar na escola, o marido não fica com a geladeira vazia ... Risos”.
“O meu segredo é o planejamento, o constante estudo dos destinos, do clima, dos costumes, da economia (agora, por exemplo é hora de viajar pela América do Sul e Central, e para a Europa), e dos fornecedores (agências, companhias aéreas, hotéis, etc ...)”.
Chamada de “sui generis” por algumas pessoas, Chris diz ter apenas uma certeza: De que as viagens, - que já lhe renderam 3 exposições fotográficas (a quarta acontece este ano, e o tema é Paris), um livro de fotografias (a ser lançado no dia 30 de junho), e muitas matérias especiais, são a maior fonte de aprendizado para o ser humano.
Chris Rudge Leite
Mtb.: 21. 763 SP
Fonte: Chris Rudge Leite
Fonte: Chris Rudge Leite
Nenhum comentário:
Postar um comentário