Merci!
Riopreto Shopping lança Projeto Social Inédito e Permanente
Com objetivo de divulgar e colaborar com instituições de São José do Rio Preto e região, shopping lança no dia 21 deste mês o projeto Riopreto Shopping 
Nos seus 27 anos de história, abrir espaço para projetos sociais, sempre fez parte da filosofia de trabalho do Riopreto Shopping. Agora, esta filosofia ganha força com o projeto permanenteRiopreto Shopping 
Para este ano, foram convidadas 20 instituições de diversas áreas de atuação. Todas elas mostrarão suas histórias por meio da exposição "Riopreto Shopping Solidário" – que ficará exposta de 21 de junho a 3 de julho na Praça 4 de Eventos. Produzida pela produtora BoniPeixe Eventos, a exposição traz fotos de personagens que são auxiliados pelas instituições em momentos de aprendizado e diversão como é o caso da linda Vitória, aluna da APAE, que ama dançar Samba de Roda ou o pequeno Francisco Pietro, do Instituto dos Cegos, aficionado por xadrez. As fotos foram feitas pelo fotógrafo Ricardo Boni que visitou todas as instituições para conhecer o dia-a-dia de cada uma delas. 
O lançamento da exposição será no dia 21 de junho, quarta-feira, às 19h, na Praça 4 de Eventos, com um coquetel para a imprensa, autoridades e instituições envolvidas. O RiopretoShopping convidou a empresária Cláudia Bassit para ser embaixadora do projeto Riopreto Shopping 
Além da exposição, cada instituição terá à disposição um estande durante um final de semana para divulgar o trabalho realizado, pedir e receber doações ou vender produtos artesanais feitos pelos voluntários. A programação completa dos estandes será divulgada no site do Riopreto Shopping (www.
As instituições escolhidas para este ano foram: Alarme Associação Lar de Menores; AMICC – Associação dos Amigos das Crianças com Câncer ou Cardiopatia; APAE - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais; Lar dos Idosos de Engenheiro Schimidt; Associação Espírita Rancho de Luz Paulino Garcia; Associação Lar de São Francisco de Assis; Associação Madre Tereza de Calcutá Associação Renascer; Capac; Centro Social Estoril (Creche Irmã Julieta); Escola Maria Peregrina; Escola Viva Beatriz da Conceição; GADA – Grupo de Amparo ao Doente de Aids; Hospital Bezerra de Menezes; Instituto Riopretense dos Cegos Trabalhadores; ISCEI Instituto Sócio Cultural e Esportivo do IELAR; Lar de Betânia; Lar Esperança; Proepad – Projeto Educacional Profissionalizante do Adolescente; São Judas Tadeu. Para o próximo ano, outras instituições serão escolhidas.
Conheça essas instituições e faça sua doação!
01 - Bezerra de Menezes
O Hospital Dr. Adolfo Bezerra de Menezes tem a missão de cuidar de pacientes de portadores de distúrbios mentais ou dependências químicas. Seus profissionais acreditam na harmonização do ser humano como indivíduo único e investem no trabalho como impulsionador da evolução humana. Por meio de diversas ações, procura melhorar a integração dos pacientes com a família e a sociedade. No final de 2013, o hospital passou a comportar a emergência psiquiátrica da cidade de São José do Rio Preto.
Para colaborar com a instituição, entre em contato pelo telefone (17) 4009-7799 ou acesse o site www.bezerra.org.br.
LEGENDA FOTO: Sueli do Carmo Santos durante aula de artesanato.
______________
02 - (Alarme)
A Associação Lar de Menores (Alarme) atende atualmente cerca de 600 crianças e adolescentes, oferecendo ensino regular, oficinas esportivas, culturais e recreativas e curso profissionalizante. Além disso, a entidade oferece refeição, material escolar, uniforme, transporte, plano odontológico e atendimento psicossocial e tudo é resultado de parcerias e convênios e da realização de eventos beneficentes. Uma das missões da instituição é suprir condições materiais e não materiais consideradas mínimas e indispensáveis à dignidade humana.
Para saber como ajudar, entre em contato. Telefone: (17) 3226-4100. Website: www.alarme.org.br. 
LEGENDA FOTO: Alunos comemoram o lançamento do projeto de Futsal na Alarme
______________
03 - Lar de Betânia
A Associação Evangélica Lar de Betânia (ASELB), que é mantida pela Igreja Presbiteriana de Rio Preto, presta serviços de abrigamento, cuidados e proteção 24 horas para idosos em situação de vulnerabilidade social, de abandono, sem família ou impossibilitados de conviver com familiares, desenvolvendo esforços constantes para reconstrução dos vínculos. O interesse e a motivação dos idosos em relação às atividades são avaliados constantemente por uma equipe multidisciplinar, bem como seus aspectos físicos e emocionais, com o objetivo de garantir qualidade de vida e integração.
Quer saber mais? Entre em contato: (17) 3214-1410 / www.ibpriopreto.org.br
LEGENDA FOTO: A jornalista Josiane Teixeira beija o rosto do Sr. Olavo e ganha um lindo sorriso.
____________
04 - Lar Esperança
O Instituto Lar Esperança oferece amparo a idosos carentes com o objetivo de transformar a perspectiva de vida dessas pessoas por meio de auxílio material, moral e espiritual. Além disso, oferece oficinas gratuitas de artes para crianças, adolescentes e adultos. Por meio de parcerias, doações e eventos, a entidade busca garantir dignidade aos idosos e oferecer a arte como instrumento de transformação social. O instituto aceita trabalho voluntário e doações.
Para saber mais, ligue para (17) 3219-9720 ou acesse o site www.laresperanca.org.br.
LEGENDA FOTO: Encontro de gerações. André Xavier ensina o Sr. Guilherme Guedes a tocar violino.
_____________
05 - (Gada)
O Grupo de Amparo aos Doentes de Aids (Gada) é uma organização não governamental que tem como plataforma de atuação a promoção da saúde integral e os Direitos Humanos. A instituição oferece gratuitamente apoio social, jurídico e psicológico para lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e seus parceiros e familiares por meio de uma equipe multidisciplinar. São realizados atualmente cerca de 20 mil atendimentos por ano a qualquer pessoa que tenha sofrido algum tipo de violência ou discriminação motivada pelo preconceito sobre a sua orientação sexual ou identidade de gênero.
Para ajudar, entre em contato por telefone (17) 3234-6296 ou acesse o site www.gada.org.br.
LEGENDA FOTO: As Priscillas são personagens que dão vida à ação do GADA para promover a visibilidade positiva do público LGBT
_____________
06 - Instituto Cegos Trabalhadores
O Instituto Riopretense dos Cegos Trabalhadores atende pessoas com deficiência visual residentes em São José do Rio Preto e regiões, oferecendo apoio social, psicológico, terapêutico e pedagógico aos deficientes e às suas famílias com o objetivo de promover independência e inclusão social. Cursos e oficinas são oferecidos gratuitamente, como artesanato, informática adaptada, alfabetização em Braille, oficinas esportivas, orientação e mobilidade, oficina de panificação, oficina de música e oficina de atividades da vida diária.  A entidade é ainda uma referência na área da Reabilitação Visual e Prótese Ocular.
Para saber mais sobre a instituição, ligue para (17) 3355-5000, envie um e-mail para contato@
LEGENDA FOTO: Francisco Pietro de Sousa jogando Xadrez
_____________
07 - Renascer
A Associação Renascer é uma instituição beneficente de assistência social, sem fins lucrativos, que atende atualmente 350 crianças, jovens e adultos com deficiência intelectual e\ou deficiência intelectual e física originada de lesão cerebral ou não, síndrome de down e outros casos. A entidade oferece Reabilitação Clinica, Centro Educacional (Ensino Fundamental e Educação Especial), Centro Dia e Centro de Capacitação para o Mercado de Trabalho, por meio de uma equipe multidisciplinar que conta também com a ajuda de voluntários. A missão é promover os  direitos humanos, enfatizando os direitos das pessoas com deficiência, reabilitando e incluindo na sociedade.
Quer colaborar? Ligue para (17) 3213-9595 ou acesse o site www.associacaorenascer.
Quer colaborar? Ligue para (17) 3213-9595 ou acesse o site www.associacaorenascer.
LEGENDA FOTO: Rodrigo e Pedro se orgulham das delícias da padaria do Renascer.
_____________
08 - Escola de Educação Infantil Creche Irmã Julieta
A Escola de Educação Infantil Creche Irmã Julieta é mantida pelo Centro Social do Estoril e atende atualmente cerca de 250 crianças com idades entre três meses e quatro anos em tempo integral. As crianças recebem atendimento médico e odontológico, além de alimentação com cardápio desenvolvido por nutricionista. Agrupadas por faixa etária, as crianças participam de atividades educacionais, cotidianas, brincadeiras e têm uma rotina de cuidados essenciais. O Centro Social Estoril realiza eventos filantrópicos como festa junina, feijoada e festival cultural.
Para conhecer a instituição, ligue para (17) 3201-1550 ou acesse www.
LEGENDA FOTO: A música encanta o pequeno Alexandre no Centro Social Estoril
_____________
09 - Instituto Sócio Cultural e Esportivo Ielar (ISCEI)
O Instituto Sócio Cultural e Esportivo Ielar (ISCEI) atende, atualmente, 310 crianças, adolescentes, seus familiares e comunidade com a missão de promover qualidade de vida e integração familiar. A instituição tem na prática cultural, pedagógica e esportiva uma forma de criar alternativas às drogas e à delinquência juvenil, dois fatores muito presentes nos bairros atendidos. A equipe é formada por psicóloga, assistente social, dentista pedagogas, professores de música, informática, dança, canto, futebol, além de monitores aprendiz que dão assistência às aulas e infraestrutura básica para as apresentações e atividades dos integrantes.
Para ajudar, acesse www.cenfiriopreto.com.
LEGENDA FOTO: A garota Roberta descansa a mente e movimenta o corpo durante as aulas de Yoga do Iscei ministradas pela voluntária Bianca Carrazzone.
_____________
10 - Associação dos Amigos das Crianças com Câncer ou Cardiopatia (AMICC)
A Associação dos Amigos das Crianças com Câncer ou Cardiopatia (AMICC) oferece apoio e suporte ao infanto-juvenil portador de câncer e cardiopata, usuário do Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo da instituição é dar dignidade durante o tratamento da doença, por meio de atividades como aulas de música, informática, leitura e passeios. A casa abrigo AMICC hospeda até 20 crianças ou adolescentes de outras cidades ou estados, acompanhadas de um responsável e oferece, ainda, alimentação, transporte ao hospital, apoio psicológico e atendimento odontológico. A família do paciente é incluída em projetos assistenciais que a instituição oferece e recebe orientação sobre os direitos legais da pessoa com câncer e cardiopata.
Para ajudar, entre em contato por telefone (17) 2137 0777 ou acesse o site www.amicc.com.br.
LEGENDA FOTO: E é no parquinho da Amicc que as crianças como a Sophia se divertem.
_____________
11 - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de São José do Rio Preto (APAE)
A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de São José do Rio Preto (APAE) é uma entidade civil, beneficente de assistência social, sem fins lucrativos, de caráter assistencial, educacional, de saúde, de estudo e pesquisa, desportivo, cultural e outros. Atualmente, a APAE atende 450 pessoas om Déficit Intelectual do nascimento à idade adulta por meio de seus programas de diagnóstico, estimulação precoce, educação infantil, ensino fundamental e educação de jovens e adultos, além de atividades de esporte, lazer e cultura. São quatro unidades, que têm como missão prevenir a deficiência, facilitar o bem estar e a inclusão social, educacional e profissional.
Para saber como colaborar, entre em contato. (17) 2136-1200 / www.apaeriopreto.org.br
LEGENDA FOTO: A linda Vitoria ama as aulas de Samba de Roda da APAE.
____________
12 - Rancho de Luz
A Associação Espírita Rancho de Luz “Paulino Garcia” é uma sociedade beneficente sem fins lucrativos, localizada no Solo Sagrado, bairro popular com característica populacional de baixa renda. A instituição desenvolve o trabalho de amparo ao menor e a famílias carentes. São mais de 20 anos de trabalho contínuo, com o apoio de voluntários que atuam na administração, realizam serviços gerais, atendem os acolhidos, preparam comida e dão cursos. Além do voluntariado, a instituição recebe doações em dinheiro, roupas e alimentos.
Para entrar em contato, ligue para (17) 3236-1013.
LEGENDA FOTO: João Vitor mostra seu talento durante aula de pintura no projeto Rancho de Luz
____________
13 - Casa de Apoio ao Paciente Adulto com Câncer (Capac)
A Casa de Apoio ao Paciente Adulto com Câncer (Capac) acolhe pacientes com câncer e acompanhantes, oferecendo acomodação, alimentação e transporte até os hospitais. Os pacientes acolhidos são de outras cidades. Antes, eles enfrentavam viagens cansativas para fazer o tratamento em Rio Preto. Os voluntários são parte fundamental do trabalho realizado pela Capac. A casa, que tem capacidade para receber 50 pacientes, sobrevive de doações e eventos beneficentes e realiza atividades e oficinas variadas para os pacientes acolhidos, todas gratuitas.
Para ser voluntário ou ajudar a Capac, entre em contato pelo telefone (17) 3216-1593.
LEGENDA FOTO: Terezinha e o seu marido Walter vieram lá de Diamantino (MT) para se hospedarem na CAPAC.
_____________
14 - Projeto Educacional Profissionalizante do Adolescente (Proepad)
O Projeto Educacional Profissionalizante do Adolescente (Proepad) é uma organização não governamental que desenvolve um trabalho de ação social no âmbito da prevenção às drogas. A entidade atende atualmente mais de 150 crianças e adolescentes tirando-os da rua e minimizando riscos, além de capacitá-los-os para o mercado de trabalho, livrando-os da exploração do trabalho infantil, por meio de oficinas e cursos profissionalizantes como informática, datilografia, reforço escolar, dança, hotelaria e turismo, escrita fiscal, departamento pessoal, cabeleireira e manicure, artesanato, capoeira e outros.
Para saber mais, entre em contato por e-mail  (proepad@ig.com.br) ou telefone: (17) 3219-1467.
LEGENDA FOTO: Paula é uma das adolescentes atendidas pelo projeto.
_____________
15 - Lar São Francisco de Assis
O Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus é uma comunidade terapêutica para tratamento intensivo de dependentes químicos adultos do sexo masculino. Tem capacidade para 75 pacientes. O tratamento se dá em regima de internação, em uma das nove casas de recuperação da entidade. Uma equipe multidisciplinar, formada por médicos, psicólogos, enfermeiros, assistente social, educador físico e monitores, além dos religiosos, realiza o tratamento e apoio emocional e espiritual.
Para saber mais sobre a instituição, acesse o site www.franciscanosnaprovidencia.
LEGENDA FOTO: Frei Francisco, que viaja o mundo ajudando o próximo, durante sua viagem ao Haiti.
____________
16 - Escola Maria Peregrina
A Escola Maria Peregrina atende atualmente 108 alunos, com idades entre 6 e 15 anos, em período integral. O método pedagógico é baseado na individualidade e na pedagogia de projeto. Por isso, a instituição oferece várias salas de bibliotecas temáticas, sala de multimídia com vários filmes educativos, sala de informática, além de computadores disponíveis em cada biblioteca. Porém, para atender a pedagogia de projeto com mais eficácia, a escola oferece transportes de pesquisas, que movem os alunos para pesquisa de campo. Com acompanhamento familiar e a partir do comportamento diário, a escola desenvolve um método de ensino próprio para cada aluno. Portanto, não há só a proposta pedagógica geral, mas uma proposta individualizada. 
Para saber mais sobre a instituição, acesse www.
LEGENDA FOTO: Mariana Giroto Garcia Lopes estudando no pátio da escola entre amigos e professores
_____________
17 - Lar dos Idosos de Engenheiro Schmidt
O Lar dos Idosos de Engenheiro Schmidt atende mais de 80 idosos por meio de uma equipe multidisciplinar - formada por nutricionista assistente social, psicóloga, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta e enfermeiras - que busca melhorar a qualidade de vida dessas pessoas. Na instituição, os idosos recebem todos os cuidados necessários e participam de diversas atividades culturais, de conscientização e de lazer, como artesanato, sessões de cinema, leitura, bingo, passeios e eventos, sempre levando-se em conta a limitação de cada um. A entidade estimula ainda o convívio familiar por meio de reuniões, estímulo à visita e fesas com a participação dos familiares.
Para saber como ajudar, envie um e-mail para asiloschmidt@ig.com.br ou ligue para (17) 3808-1527.
LEGENDA FOTO: Sr. Nilton é um dos moradores do Lar
_____________
18 - Serviço Social São Judas Tadeu
O Serviço Social São Judas Tadeu atende, diariamente, 400 crianças e adolescentes com idades entre 6 e 17 anos, em situação de vulnerabilidade social. São 16 atividades socioeducativas e três profissionalizantes e, atualmente, a instituição comemora os mais de 16 mil adolescentes assistidos e encaminhados à sociedade. As atividades são realizadas no turno contrário ao escolar, mas todos os atendidos almoçam na entidade, que sobrevive de parcerias, doações e eventos, como a Festa das Nações, que recebeu, este ano, cerca de 19 mil pessoas nos três dias de evento.
Quer colaborar? Entre em contato: (17) 3215-9201 / www.servicosocialsaojudas.
LEGENDA FOTO: Breno durante aula de serralheria do projeto.
____________________
19 - Projeto Viva
O Projeto Viva Beatriz da Conceição atende atualmente 250 crianças entre 6 e 12 anos de idade e oferece oficinas de artes, como dança e circo, atividades esportivas, auxílio à tarefa escolar, além de alimentação e acompanhamento com psicóloga e assistente social. As famílias dos atendidos também são recebidas para eventos e reuniões e, quando necessário, recebem acompanhamento profissional. O projeto conta ainda com a ajuda de voluntários, que se dedicam especialmente à cozinha, produzindo pães e pizzas, por exemplo, que são vendidos para arrecadar fundos para a instituição.
Para saber mais sobre a entidade e como ajudar, entre em contato por e-mail projetovivadomlafayete@
LEGENDA FOTO: Priscila Maria Garcia durante aula de dança.
______________________
20 - Madre Teresa de Calcutá
A Associação Madre Teresa de Calcutá atende moradores de rua maiores de 18 anos e tem por finalidade o atendimento social e atividades para o desenvolvimento pessoal e o fortalecimento de vínculos interpessoais e familiares. Todas as tardes, são realizadas oficinas de artesanato, ginástica laboral, aula sobre a história dos santos e figuras importantes da humanidade, além de terapia comunitária.  Para os participantes, são oferecidos alimentação, banho e troca de roupa. Cerca de 80 pessoas são atendidas por refeição.
Para saber mais sobre a instituição ou sobre como ajudar, entre em contato pelo telefone (17) 3235-4645.
LEGENDA FOTO: Amiltom teve sua vida transformada depois de frequentar a instituição e hoje é monitor do projeto.


 
Nenhum comentário:
Postar um comentário