quarta-feira, 28 de outubro de 2015



UpNews!



Os fundadores da UNIRP Dr. Halim Atique e Yvette Gabriel Atique
Sede da UNIRP em 1965

O Reitor da UNIRP Dr. Halim Atique Junior

Sede atual UNIRP


FAÇA SEU FUTURO COM QUEM TEM HISTÓRIA

Fundado com a ideia de realizar um antigo desejo alimentado por Dr. Halim Atique e Yvette Gabriel Atique, o Centro Universitário de Rio Preto – UNIRP é a primeira Instituição de Ensino Superior do noroeste do Estado de São Paulo. Embora não tenha sido criada com o nome que carrega hoje, a Instituição atravessou por diversos processos de evolução, tornando-se UNIRP anos depois.

As transformações promovidas dentro da instituição auxiliaram no crescimento do Centro Universitário que, em 2015, celebra seus 50 anos de existência.

Tendo como objetivo capacitar profissionalmente o estudante, preparando-o ao mercado de trabalho, a UNIRP, que hoje tem Dr. Halim Atique Junior como seu reitor, iniciou sua história na metade dos anos 60. Criada em 1965, a Instituição nasceu de uma ideia formalizada pelo casal Halim Atique e Yvette Gabriel Atique. Com isso, no mesmo ano, foi fundada a Faculdade de Direito, conhecida também pelo nome FADIR.

Seis anos mais tarde, a proposta de atender as necessidades educativas dos habitantes da região, dando a eles uma oportunidade de estudar em uma faculdade, fez com que uma nova Instituição de Ensino Superior fosse fundada sob a direção de Dr. Halim Atique e Yvette Gabriel Atique. Assim, surgiu a FAER – Faculdade de Administração de Empresas Riopretense.

A criação das duas faculdades trouxe mais uma possibilidade para os estudantes de Rio Preto e região ingressarem um curso de Ensino Superior. Durante o período em que atuou sozinha, a FAER inaugurou mais dois cursos, totalizando quatro opções diferentes aos estudantes entre FADIR e FAER.

Da fusão FADIR-FAER, surgiu a FIRP – Faculdades Integradas Riopretense, em 1989. No mesmo período, a Instituição também passou a oferecer cursos de Pós-Graduação. Em 1998, já conhecida na região entre as instituições de ensino superior, a FIRP mudou de nome novamente, desta vez para o nome que carrega até hoje: UNIRP - Centro Universitário de Rio Preto.

Hoje, 50 anos depois, o Centro Universitário de Rio Preto já formou mais de 23 mil alunos, vindos de 17 estados brasileiros. O grande fluxo de alunos ingressantes na Instituição gerou a necessidade de criar novos locais para abrigar os cursos. Com isso, novas unidades universitárias foram preparadas, onde atendem aproximadamente 10 mil estudantes, divididos nos 34 cursos de graduação.

Além dos cursos presenciais, a UNIRP também trabalha desde 2011 com a modalidade a distância, método que permite ensino aos alunos de outros estados brasileiros ou de São José do Rio Preto por meio do computador, e com a Pós-Graduação, que busca aperfeiçoar o conhecimento dos estudantes.


Fonte: Assessoria de Comunicação
João Candido de Carvalho
jc56carvalho@gmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário